SBACV-PR

Histórico

histórico legenda

Nosso agradecimento aos 15 presidentes da SBACV-PR e suas diretorias, que desde 1970, somaram esforços para a realização de eventos científicos no Paraná.

Entre 1970 e 2016, foram realizados:

02 Congressos Brasileiros de Angiologia e de Cirurgia Vascular (1987 e 1997)

04 Encontros de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Conesul

15 Encontros Paranaenses de Angiologia e de Cirurgia Vascular

Histórico

SBACV-PR  | 47 anos |

 

1970 | O início | Dr. Iseu Afonso da Costa

Tudo começou assim no Paraná - “Ata da sessão de instalação da secção Regional da Sociedade Brasileira de Angiologia, realizada aos quatro dias do mês de abril de mil e novecentos e setenta. Nesta data foi realizada, às vinte e trinta horas, na sede da Associação Médica do Paraná, a sessão de instalação da Regional da Sociedade Brasileira de Angiologia da cidade de Curitiba”.

Neste dia estavam presentes os representantes da Sociedade Brasileira de Angiologia: Dr. Osvaldo Cilurzo, presidente, Dr. Rubens Mayall, primeiro secretário e Dr. Mário Degni, tesoureiro.

Foram eleitos por votação dos cirurgiões vasculares presentes nesta reunião, o Dr. Iseu Afonso da Costa, como o primeiro presidente da regional da SBAng, vice-presidente Dr. Clóvis Beraldi, primeiro secretário Dr. Rached Saliba Smaka, segundo secretário Dr. Henrique Stahlke Junior e o tesoureiro o Dr. José Carlos Ross.

Neste mesmo dia foram proferidas as palestras “Tromboendarterectomia de artéria carótida interna”, pelo Dr. Oswaldo Cilurzo, “Tromboendarterectomia e anastomose arteriovenosa para revascularização dos membros inferiores” pelo Dr. Mário Degni e “Tratamento médico e cirúrgico dos linfedemas” pelo Dr. Rubens Mayall.

 

1970 | O primeiro congresso como regional

A primeira participação, como uma regional da SBAng, foi no 17º Congresso Brasileiro de Angiologia, em São Paulo, de 04 a 08 de novembro de 1970, nas mesas de “Tratamento da trombose venosa”, “Trombectomias” e “Hipertensão reno vascular”.

 

1972 | Título de Especialista

Em 1972 quem assumiu a presidência da regional do Paraná foi o Dr. José Carlos Ross, durante a quinta reunião desta regional, na qual foi divulgada a carta do atual presidente da nacional, Dr. Georges Charles de Lemos, com as normas para concessão do Título de Especialista pela SBAng-AMB. Iniciava-se a organização da especialidade.

 

1975 | Estatuto nacional

No ano de 1975 foi eleito o terceiro presidente da regional do Paraná, Dr. Henrique Stahlke Junior. Na transição de seu mandato, no ano de 1979, foi apresentado o estatuto da nacional, o qual deveria ser seguido pelas demais regionais, onde constava a maneira que seria organizada a sociedade. Coube ao novo presidente, o Dr. Fernando Silveira Picheth, o cumprimento de tal estatuto e durante a sua posse foi também organizado o primeiro Curso de Cirurgia Vascular, com a presença do Dr. Carlos José de Brito.

 

Década de 80 | O ingresso de colegas especialistas de outras cidades paranaenses e Congresso Brasileiro

Na década de 80, os presidentes, Dr. Wagner Luiz do Nascimento, Dr. José Fernando Macedo e Dr. Nerlan Tadeu G. de Carvalho, começaram a difundir a ideia da necessidade da participação na Sociedade, dos cirurgiões vasculares que atuavam nas outras cidades do estado, pois até o presente momento somente participavam os cirurgiões vasculares de Curitiba.

Então no ano de 1986, durante a 18ª Reunião da Regional do Paraná, ficou estabelecido a participação dos cirurgiões vasculares das principais cidades paranaenses como: Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Paranavaí, Cianorte e Ponta Grossa, onde cada uma destas passou a contar com pelo menos um representante dentro da nossa Regional, podendo desta maneira compartilhar as dificuldades do exercício da profissão e a busca de soluções. Com esta atitude houve um fortalecimento, pelo aumento na divulgação e no reconhecimento ainda maior da nossa Especialidade em todo o Paraná.

Entre os dias 11 e 15 de outubro de 1987, a Regional do Paraná recebe o XXVII Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, nas dependências do Colégio Santa Maria, em Curitiba.

 

1989 | I Encontro Paranaense de Angiologia e Cirurgia Vascular

Em 28 de outubro de 1989 foi realizado o I Encontro Paranaense de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Curitiba, na gestão do Dr. Nerlan Tadeu G. de Carvalho. Tivemos a presença do professor Chevalier (Paris-França), o qual mostrou a maneira com a qual idealizou o valvulótomo de Chevalier, assim como palestras sobre Arterites e Trombolise in situ. Esta Jornada Paranaense ajudou a elevar os padrões científicos e culturais de nossa Sociedade, onde pudemos contar ainda, com a participação da Dra. Merisa Garrido, Dr. Antonio Medina, Dr. John Drury (Glasgow-Escócia), tendo 38 participantes.

Um exemplo do aumento da força de nossa Sociedade, durante a década de 80, foi o fato de sermos chamados a participar de uma reunião, com outras entidades médicas como CRM e AMB, além das outras sociedades médicas, para discutirmos sobre os honorários médicos.

 

1990-2010 | Aumento no número de sócios e eventos científicos

Nas gestões subsequentes 1990 a 2010, representadas pelos presidentes Dr. Jorge R. Ribas Timi, Dr. Wilson Michaelis, Dr. Fernando Franco Pedro, Dr. Nerlan Tadeu G. de Carvalho, Dr. José Fernando Macedo, Dr. Cleber Daniel Fabre e Dr. Antonio Lacerda Santos Filho, caracterizaram-se pelo aumento na procura dos cirurgiões vasculares para o ingresso em nossa Regional. Em 1990 somavam-se 84 sócios e em 2010, a Sociedade estava com 144 sócios. Tal fato decorreu da constante preocupação da Regional em trazer maiores informações sobre os diversos assuntos da nossa especialidade, através das realizações de Reuniões, Simpósios, Encontros e Congressos, tanto em Curitiba, quanto nas cidades do interior.

A SBACV-PR realizou os eventos:

1991 (09 de novembro) – Curitiba, II Encontro Paranaense de Cirurgia Vascular – Dr. Jorge R. Ribas Timi, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

1993 (27 de novembro) – Curitiba, III Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Wilson Michaelis, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

1994 (22 de outubro) – Foz do Iguaçu, II Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Conesul – Dr. Fernando Franco Pedro, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

1995 – Curitiba, IV Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Fernando Franco Pedro, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

1997 (14 a 18 de outubro) – Curitiba, XXXII Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vasular – Dr. José Fernando Macedo na presidência da SBACV-PR e do Congresso; e o Dr. Reinaldo Gallo na presidência da SBACV.

1998 (24 de 25 de abril) – Curitiba, V Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Nerlan Tadeu G. de Carvalho, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2000 (14 e 15 de abril) – Curitiba, VI Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Cleber Daniel Fabre, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2001 (22 a 25 de março) – Foz do Iguaçu, V Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Conesul e I Encontro Internacional de Tecnologia Vascular Não Invasiva – Dr. Cleber Daniel Fabre, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2002 (19 de 20 de abril) – Curitiba, VII Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Antonio Lacerda Santos Filho, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2004 (04 e 05 de junho) – Cornélio Procópio, VIII Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Fernando José Macedo, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2006 (09 e 10 de junho) – Curitiba, IX Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. José Fernando Macedo, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2007 (01 a 03 de março) – Curitiba, VIII Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Conesul – Dr. Fernando José Macedo, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2008 (09 e 10 de maio) – Curitiba, X Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. José Fernando Macedo, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2009 (13 e 14 de novembro) – Curitiba, XI Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Nerlan Tadeu G. de Carvalho, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

 

2010-Dias atuais | Reuniões científicas, eventos e novos sócios

Nas gestões 2010-2017, representadas pelos presidentes Dr. Ricardo Moreira, Dra. Ziliane Martins e Dr. Altino Ono Moraes, houve continuidade nas ações de incentivo para o ingresso de novos sócios e a progressão de categoria para os associados, resultando no número atual de 201 médicos sócios na SBACV-PR.

Em 2012, na gestão do Dr. Ricardo Moreira, o site da Regional passa por uma primeira atualização e o Estatuto Social da SBACV-PR é atualizado. Em 2014, os sócios elegem a Primeira Mulher presidente da Regional do Paraná, para a gestão 2014-2015, a cirurgiã vascular Dra. Ziliane Caetano Lopes Martins. A Regional inicia o projeto local de divulgação da Especialidade e a Regional obtém a Escritura definitiva do imóvel da sua sede, adquirido na gestão do Dr. José Fernando Macedo. Em 2016, é eleito o primeiro presidente não sediado em Curitiba, Dr. Altino Ono Moraes, de Maringá, para a gestão 2016-2017. O tradicional encontro paranaense da Especialidade passa a ser divulgado como “Paraná Vascular” e o site da Regional recebe nova atualização. A SBACV-PR participa do Programa Bem Estar Global, em fevereiro de 2016, em Curitiba, e divulga o folder do projeto Checkup Vascular, compartilhado com as Regionais de Santa Catarina, Bahia, Goiás, Distrito Federal e Paraíba. Em outubro de 2016, a Sociedade participa das ações do Dia Internacional da Trombose, em Maringá e Londrina. Em 2017, o projeto será ampliar as ações do Checkup Vascular e do Dia da Trombose, para mais cidades paranaenses.

A SBACV-PR realizou os eventos:

2010 (27 de 28 de agosto) – Curitiba, XII Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Ricardo Cesar Rocha Moreira, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2012 (21 a 22 de setembro) – Curitiba, XI Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Conesul e XIII Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Conesul – Dr. Ricardo Cesar Rocha Moreira, presidente da SBACV-PR e dos Encontros.

2014 (15 e 16 de agosto) – Curitiba, XIV Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dra. Ziliane Caetano Lopes Martins, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

2016 (05 e 06 de agosto) – Maringá, XV Encontro Paranaense de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Dr. Altino Ono Moraes, presidente da SBACV-PR e do Encontro.

Ao longo destes 47 anos foram organizados 15 Encontros Paranaenses de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 02 Congressos Brasileiros de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 04 Encontros de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Cone Sul.

Atualmente nossa Regional tem 201 sócios, dos quais 111 residentes em Curitiba e região, e 90 nas demais cidades do estado, revelando a grande abrangência de nossa regional. Somamos 24 sócios titulares, 80 sócios efetivos, 4 sócios plenos e 93 sócios aspirantes.

Desta forma a nossa Regional, integrada à Nacional, vem contribuindo para a formação e aprimoramento dos cirurgiões vasculares do nosso estado, trazendo a todos no Paraná o que esta em evidência na nossa área de atuação. O futuro da nossa Regional será ainda mais expressivo, acompanhando o desenvolvimento das tecnologias na medicina, dos meios de comunicação, quer seja associado às transmissões on line via internet ou discussões à distância, podendo desta forma ser levado o conhecimento atualizado a qualquer momento e a todo cirurgião vascular.

Patrocinadores de Gestão